O medicamento usado no tratamento da influenza A (H1N1)- nova gripe, o Tamiflu (fosfato de oseltamivir) fará parte da lista de medicamentos do Programa Farmácia Popular do Brasil, a partir de abril.

De acordo com portaria publicada no Diário Oficial da União de sexta-feira (5), a medida foi adotada a fim de oferecer mais condições de acesso da população ao tratamento da doença. O medicamento ficará disponível nas farmácias no período de 15 de abril de 2010 até 15 de março de 2011.

 Segundo a Agência Brasil, nas farmácias populares o Tamiflu será subsidiado em até 90%. Nas da rede privada credenciadas no programa, o medicamento terá desconto de 10% do valor por comprimido vendido, com obrigatoriedade de apresentação e retenção de receita médica.

Segundo nota divulgada pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo, o valor de referência de cada comprimido poderá variar entre R$ 1,39 e R$ 3,49, dependendo da sua apresentação. Na rede pública, o medicamento estará disponível em cápsula de 75 mg. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) será responsável pelo processo de produção e de distribuição do medicamento.

O Ministério da Saúde começa na próxima segunda-feira (8) a campanha de vacinação contra a doença. Mas em alguns estados, como o Pará, ela já está sendo realizada.

Agência Brasil