O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega nesta sexta a Juazeiro, a 500 km de Salvador, para um evento emblemático para o Estado. Vai inaugurar, diante de produtores desanimados, a primeira etapa do Projeto Salitre, obra de R$ 251,5 milhões que demorou 12 anos para ficar pronta, e ainda por cima leva com ele sua candidata à Presidência, a ministra da Casa Civil Dilma Rousseff, dentro de uma comitiva que inclui o governador Jaques Wagner, o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima – ambos pré-candidatos ao governo baiano –, e o senador César Borges (PR).

Borges integra o grupo como convidado do Planalto, o que sinaliza para uma provável interferência do presidente Lula numa aliança entre o senador e o governador Jaques Wagner, que já vêm dialogando nesse sentido há vários meses. A presença do senador é um forte indicativo de que ele descartou, de uma vez por todas, a possibilidade de integrar a chapa DEM-PSDB no Estado.

Tensão – Wagner e Vieira Lima dividem o apoio do presidente da República: Lula já avisou que a ministra Dilma não subirá em dois palanques em estados onde existam duas chapas da base aliada do PT nacional, mas o tema ainda é motivo de tensão entre os dois pré-candidatos, já que qualquer sinal de Lula, um presidente com alta popularidade, certamente poderá desequilibrar a disputa.

Além de atrasada – as obras do Projeto Salitre começaram em 1998, no governo Fernando Henrique Cardoso –, esta primeira etapa chega a Juazeiro num momento em que os produtores, atingidos em cheio pela crise financeira de 2008, estão mergulhados em dívidas, insatisfeitos com as regras de exportação e também com as do mercado interno para comercialização de frutas, e assistem a uma queda brutal da produção: em 2009, foram exportadas 53 mil toneladas de uva, principal produto da região, uma queda de 34% em relação às 82 mil toneladas de 2008. “Se não houver um diferencial em relação ao modelo atual, o projeto do Salitre nasce morto”, diz Ivan Pinto, presidente do Instituto da Fruta, que reúne associações de produtores do São Francisco, única região brasileira que exporta uvas aos Estados Unidos e à União Europeia.

A tarde

Compartilhe