No Palestra Itália vazio, o Palmeiras teve sua fragilidade exposta ontem à noite, ao perder por 3 a 1 para o Santo André. O limitado elenco alviverde, enfim, sucumbiu. A segunda derrota consecutiva tornou remotas as chances de classificação do Alviverde no Estadual.
O revés em casa mexeu com alguns dos poucos jogadores que ainda eram certezas no time. Marcos falhou no segundo gol e foi para o intervalo antecipando em um ano sua aposentadoria – seu contrato vai até o fim de 2011. “A torcida pode ficar tranquila que o sofrimento dela comigo no gol só vai até o final do ano.” Ao término do jogo saiu escoltado pelo auxiliar- técnico Fernando Miranda para evitar que desse outras declarações polêmicas.

Já o meia Diego Souza teve outra atuação apática e, claramente desmotivado, foi expulso em um lance bobo, quase no fim da partida. Deixou o campo sob vaias. “Ele errou e sabe que errou. Com o time perdendo, não poderia ter levado o segundo cartão amarelo assim”, disse o técnico Antônio Carlos.

“O time está bem psicologicamente e a torcida não vai mexer com a nossa cabeça”, garantiu Robert. Em 10º lugar, com 16 pontos, o Palmeiras está a 5 pontos de distância do G-4, faltando sete rodadas para o fim da primeira fase.

As arquibancadas vazias (menos de 4 mil presentes) e o uniforme do Santo André remetiam à derrota para outra equipe do ABC. Quando o time caiu diante do São Caetano por 4 a 1, o clube demitiu Muricy Ramalho e contratou o técnico do rival.

Desta vez, porém, mudanças serão mais difíceis. O time não deve ter reforços até o fim do semestre e aguarda apenas por Ewerthon e Lincoln. Na falta de um camisa 9, por exemplo, Robert é a única alternativa. “Eu peguei o bonde andando. Com estes jogadores dá para manter até o Estadual, mas já estamos nos preparando para o Brasileiro”, disse o treinador. “A torcida tem de ter paciência para que a gente busque reforços que estamos correndo atrás.”

Após estrear com vitória no clássico com o São Paulo, Antônio Carlos se complica no Paulista. O técnico, que reclama da falta de tempo para treinos, havia sofrido sua primeira derrota no último jogo, para o Rio Claro, por 1 a 0. Ontem, mostrou ousadia nas substituições, mas que não surtiram efeito.

Bem armado, o Santo André começou jogando nos contra-ataques e foi mortal. Aos 9 minutos, Nunes se antecipou à zaga adversária e abriu o placar.

O Palmeiras seguiu com a defesa aberta e levou o segundo aos 30. Rodriguinho aproveitou falha de Marcos para ampliar. O goleiro soltou a bola em chute despretensioso de longe, que ia para fora, nos pés do atacante. “Achei que a bola ia fora, mudei de ideia e acabei espalmando para a frente”, justificou.

Em seguida, o Alviverde ainda perdeu Cleiton Xavier, que estava apagado e saiu com dores no tornozelo. Aos 44, a bola sobrou na área para Robert diminuir – com 6 gols, isolou-se na artilharia do time no Estadual.

Na segunda etapa, o Palmeiras foi para cima contra um adversário que não recuou. O resultado foi um jogo aberto que foi desfavorável para o Alviverde. Aos 18, Rodriguinho completou de letra um cruzamento da direita e acabou de vez com a paciência da minguada torcida presente ao Palestra Itália.

PALMEIRAS1
SANTO ANDRÉ3
Gols: Nunes aos 9, Rodriguinho aos 30 e Robert aos 44 minutos do primeiro tempo; Rodriguinho aos 18 do segundo.
Palmeiras: Marcos; Eduardo (Ivo), Danilo, Edinho e Pablo Armero; Pierre, Souza (Deyvid Sacconi), Cleiton Xavier (Marquinhos) e Diego Souza; Lenny e Robert.
Técnico: Antônio Carlos Zago.

Santo André: Júlio César; Rômulo, Cesinha, Toninho e Carlinhos (Ricardo Conceição); Alê, Gil, Branquinho (Ricardo Goulart) e Bruno César; Rodriguinho e Nunes (Renato Dias). Técnico: Sérgio Soares.

Juiz: Guilherme Cereta de Lima.
Cartão amarelo: Danilo, Alê, Diego Souza, Eduardo, Cesinha, Edinho e Nunes.
Cartão vermelho: Diego Souza.
Renda: R$ 109.273,00 (3.840 pagantes).
Local: Palestra Itália

Estadão

Compartilhe