Nada mais coerente para a ‘era Dunga’ na seleção brasileira do que encerrar o ciclo de Copa atuando no estádio mais usado desde o começo de trabalho do treinador, em agosto de 2006. O Emirates Stadium será o palco do amistoso desta terça-feira diante da Irlanda (17h05, de Brasília) e completará cinco exibições dos brasileiros no período, mais do que a soma das partidas em três das principais praças brasileiras: Maracanã, Morumbi e Mineirão.

No Emirates Stadium, a seleção realizou jogos pontuais deste atual ciclo de Copa. No segundo jogo de Dunga, em setembro de 2006, a seleção começou a resgatar a confiança combalida pela decepção do Mundial da Alemanha com uma vitória por 3 a 0 sobre a rival Argentina.

Foi também no estádio do Arsenal em Londres que Dunga conheceu sua primeira derrota à frente da seleção brasileira. Aconteceu em fevereiro de 2007, em revés de 2 a 0 diante de Portugal.

O estádio também viu o primeiro gol de Alexandre Pato pela seleção principal, na vitória por 1 a 0 sobre a Suécia em março de 2008. Hoje, o atacante do Milan já nem figura mais entre os nomes de Dunga para a Copa.

Em 2009, Robinho pedalou contra os italianos na vitória por 2 a 0 sobre os campeões do mundo, em resultado que abriu uma série positiva que culminaria no título da Copa das Confederações e no êxito de classificação ao Mundial da África do Sul.

Agora, para cumprir a média de um jogo por ano no estádio, o time de Dunga encara os irlandeses nos últimos 90 minutos antes do anúncio da lista para a Copa do Mundo.

“O Brasil costuma se dar super bem no Emirates. Quando eu estava no Arsenal, o pessoal dizia que o estádio era a casa do Brasil na Europa”, diz Gilberto Silva, titular da seleção de Dunga nesta terça.

O staff da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) justifica a repetição de jogos no estádio do Arsenal como uma conveniência dupla, de um lugar próximo para reunir a maioria que atua na Europa, e também para Kentaro, uma das empresas que organiza os amistosos da seleção, que alega ter facilidades estruturais para partidas no local.

UOL

Compartilhe