G1

Pelo menos 16 pessoas, entre elas vários estrangeiros, morreram nesta sexta-feira em um atentado suicida cometido no centro de Cabul e reivindicado pelos talibãs.

Dois terroristas suicidas foram mortos pela Polícia na mesma área da capital afegã, declarou à AFP o porta-voz do Ministério do Interior, Zemarai Bashary.

“Um homem acionou sua bomba diante de um café próximo ao Complexo Safi”, declarou o porta-voz do Interior, referindo-se a um elegante complexo do centro da cidade, que reúne um hotel e lojas.

Testemunhas asseguraram que haviam ouvido pelo menos outras duas explosões menores e disparos esporádicos. Até agora não está claro se o atentado principal foi cometido por um suicida a pé ou com um carro-bomba, como assegurou um oficial da Polícia.

“O registro é de 16 mortos, sendo um italiano e três policiais afegãos”, declarou Zemarai à AFP.

Um cidadão indiano também está entre os mortos, indicou à AFP o coronel Mohammad Yaqud Noorzai, médico do hospital militar da cidade. Em Paris, um comunicado do Ministério das Relações Exteriores indicou que um dos mortos é um francês, que estava de passagem em Cabul.

O atentado ocorreu próximo ao hotel Park Residence, no qual vários indianos trabalhavam. Um fotógrafo da AFP viu pessoas saindo do hotel pelas janelas.

O centro da cidade estava pouco movimentado na hora em que ocorreu a explosão, pouco depois do amanhecer.

A “Zona Verde”, bairro diplomático onde também moram personalidades políticas e estrangeiros em pleno centro de Cabul, foi cercada imediatamente depois do atentado e a Polícia pedia que os moradores não saíssem de suas casas.

“Reivindicamos” o ataque, declarou por telefone à AFP Zabihullah Mujahed, porta-voz dos insurgentes islamitas.

“Oito combatentes nossos realizaram o ataque, um detonou seu carro-bomba diante de um hotel, outros dois também ativaram suas bombas. Os outros permanecem presentes no local”, assegurou.

A insurreição dos talibãs se intensificou consideravelmente e se estendeu por quase todo o país nos últimos anos. Seus militantes agem com cada vez mais frequência em Cabul, com ataques de comandos ou atentados suicidas.

Compartilhe