Estadão

Além do prefeito Gilberto Kassab (DEM) e sua vice, Alda Marco Antonio (PMDB), o juiz da 1ª Zona Eleitoral, Aloísio Sérgio Resende Silveira, também condenou à perda de mandato e inelegibilidade por três anos outros vereadores, cujos nomes serão divulgados amanhã no Diário Oficial de Justiça. Ao analisar a lista de vereadores e/ou suplentes que receberam doações da Associação Imobiliária Brasileira (AIB) e concessionárias em 2008 que consta da representação do Ministério Público Estadual, podem-se destacar 11 vereadores que se encaixam no parâmetro dos 20%.
Estão na berlinda o líder do governo José Police Neto (PSDB), Marco Aurélio Cunha (DEM), Gilberto Natalini (PSDB), Edir Sales (DEM) e Aurélio Nomura (PV), além dos petistas Antonio Donato, Arselino Tatto, Ítalo Cardoso, José Américo e Juliana Cardoso. Na lista dos que podem perder o mandato está também o presidente da Câmara, Antonio Carlos Rodrigues (PR). Mas é o único caso confirmado pelo magistrado como não julgado – Silveira não revelou os outros nomes.
O motivo da possível cassação é o recebimento de doações ilegais na campanha eleitoral de 2008 feitas pela AIB e de empresas e concessionárias de serviços públicos. Esse dinheiro ultrapassa 20% do total arrecadado pelo então candidato de fonte vedada pelo juiz, que o considera ilegal.
No ano passado, Silveira já havia cassado o mandato de outros 16 parlamentares. Com mais essa leva, que pode chegar a dez, quase 50% dos 55 integrantes do Legislativo paulistano podem perder o mandato. Por meio de assessores, os cinco vereadores do PT informaram que só falarão depois que tiverem conhecimento da sentença.
Ontem, o deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO) disse que “a condenação de Kassab só serve para criar uma insegurança jurídica no Brasil”.

Compartilhe