Terra

Não foi com uma goleada, mas o Botafogo conseguiu se vingar da goleada sofrida para o Vasco na terceira rodada da Taça Guanabara. Neste domingo, com Joel Santana no banco e quase 82 mil pessoas presentes ao Maracanã, o time da estrela solitária venceu a final por 2 a 0, conquistou o primeiro turno do Campeonato Carioca e já está garantido na decisão do estadual caso também não venha a vencer a Taça Rio.

Joel Santana não estava naquele fatídico domingo quando o Vasco fez 6 a 0 no Botafogo em pleno Engenhão. A derrota humilhante, que levou um botafoguense a queimar a camisa em pleno estádio, fez com que o comando técnico fosse mudado. No jogo seguinte, o treinador já contratado viu seus comandados vencerem o Tigres do Brasil mas serem duramente criticados pela torcida.

Apesar de não ter participado da única derrota do Botafogo neste Carioca, Joel Santana incorporou o sofrimento. Na vitória sobre o Flamengo, na semifinal, ele não quis levar os créditos e lembrou de levantar a bola dos jogadores que vinham sendo criticados desde “aquele jogo que não gostamos de falar”.

Mas deste jogo, menos de um mês depois de o Botafogo ter levado seis gols, Joel vai querer lembrar. Vai gostar de lembrar que em sua 11ª conquista em decisão de turno – foi campeão em todas que disputou – ele viu um jogo cheio de chances para ambos os lados e que aos 24min do segundo tempo, Fábio Ferreira subiu mais que todo mundo e cabeceou para fazer o primeiro gol da vitória.

E vai lembrar também que aos 39min, Loco Abreu foi segurado na área, o juiz marcou pênalti e o próprio atacante, xodó da torcida, converteu para coroar a volta por cima do Botafogo e do próprio Joel Santana, demitido do cargo de técnico da África do Sul, país sede da Copa do Mundo deste ano, em outubro passado.

FICHA TÉCNICA

Vasco 0 x 2 Botafogo

Gols
Botafogo: Fábio Ferreira, aos 24min do segundo tempo e Loco Abreu, aos 39min do segundo tempo

Esquema Tático do Vasco
4-4-2
Fernando Prass, Elder Granja, Fernando, Titi e Márcio Careca; Nilton, Souza (Rafael Carioca), Léo Gago (Magno) (Rodrigo Pimpão) e Carlos Alberto; Philippe Coutinho e Dodô. Técnico: Vágner Mancini

Esquema Tático do Botafogo
3-5-2
Jéfferson, Fahel, Wellington e Fábio Ferreira; Alessandro, Leandro Guerreiro, Eduardo, Lucio Flavio (Caio) e Marcelo Cordeiro; Herrera (Renato) e Loco Abreu. Técnico: Joel Santana

Cartões Amarelos
Vasco: Léo Gago
Botafogo: Marcelo Cordeiro e Fábio Ferreira

Cartões Vermelhos
Vasco: Nilton e Titi

Árbitro
Marcelo de Lima Henrique (RJ)

Local
Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

Compartilhe