IG

O novo presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, disse ao iG no início da noite de sexta-feira que a cúpula do PMDB decidiu não aceitar o convite para o 4° Congresso Nacional do partido por temor de que a presença pudesse dificultar o processo interno de costura da aliança nacional entre os dois partidos.

“Não tem problema nenhum. Foi uma medida de cautela da direção do PMDB. Eles acharam que a vinda poderia insuflar setores que são contra a aliança”, afirmou Dutra.

Ao contrário da direção do PMDB, líderes de outros partidos da base aliada são esperados no encerramento do evento, sábado. Já confirmaram presença os presidentes do PDT, PC do B e PSB.

“Conversei com o Eduardo Campos (governados de Pernambuco, do PSB) e ele disse que está a caminho”, disse o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

Segundo Dutra, todos os partidos da base aliada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva foram convidados e eventuais ausências não prejudicarão a festa de lançamento da candidatura de Dilma Rousseff à presidência.

“É uma festa do PT para lançamento da campanha da Dilma. O número de partidos presentes não significa quem vai ou não fazer parte da aliança”, disse Dutra.

Compartilhe