IG Esportes

Flamengo e Botafogo se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h50 (de Brasília), no Maracanã, no Rio de Janeiro, em um duelo marcado por reencontros pelas semifinais da Taça Guanabara.

Os dois clubes, por exemplo, estão com a rivalidade muito acirrada por conta das três decisões anteriores, quando o Rubro-Negro se sagrou tricampeão. Dessa vez o Alvinegro tenta evitar que o rival alcance o tetracampeonato, feito do Glorioso na década de 30.

O confronto também vai marcar o reencontro do técnico Joel Santana, atualmente no Botafogo, com o Flamengo, que conduziu ao título estadual de 2008. O treinador é adorado por vários atletas flamenguistas. Caso a partida desta quarta-feira termine empatada, o classificado será conhecido nas cobranças de pênaltis. O ganhador decidirá o título com o Vasco no próximo domingo.
Numa análise de elencos e de momento o Flamengo é considerado favorito pela maioria. Além de uma defesa mais sólida, o time da Gávea tem em Vágner Love e Adriano uma dupla de ataque que vem fazendo bonito. Fora isso, o desempenho dos dois times em clássicos esse ano deixa a diferença ainda mais visível. Enquanto o Rubro-Negro aplicou 5 a 3 no Fluminense, o Botafogo foi espancado pelo Vasco: 6 a 0. Favoritismo total do Flamengo, mas a história deste clássico costuma pregar peças. Por isso mesmo o técnico Andrade não gosta muito do rótulo.
“O Botafogo que vai entrar em campo nesta quarta-feira é muito diferente daquele time que foi goleado pelo Vasco na terceira rodada da Taça Guanabara. Hoje o Botafogo está melhor colocado em campo, vem evoluindo muito na competição e conta com jogadores já adaptados ao estilo de jogo do Joel Santana. Trata-se de um clássico, de uma rivalidade muito grande e por isso mesmo não podemos esperar facilidades”, afirmou Andrade.
Se o treinador do Flamengo não trabalha muito bem com a possibilidade de ver todo o favoritismo ser jogado nas costas de seus jogadores, os botafoguenses parecem gostar desta estratégia, que diminui um pouco a pressão em General Severiano. Porém, no Botafogo todos admitem que estão engasgados com o rival, que não vencem desde 2008, quando o Glorioso fez 3 a 0 nas semifinais do segundo turno do Estadual.
“O Flamengo realmente está engasgado por conta de tudo o que aconteceu nos anos anteriores e queremos muito um resultado positivo nesta quarta-feira para podermos decidir o título com o Vasco. O torcedor que comparecer ao Maracanã vai ver um Botafogo brigando do primeiro ao último minuto pela classificação”, afirmou Leandrp Guerreiro.
O jejum de vitórias do Botafogo sobre o Flamengo realmente tem sido muito discutido nesta semifinal e também está repercutindo pelos lados da Gávea, onde o sinal de alerta está ligado.
“Se eu estivesse jogando pelo Botafogo ia usar esse jejum e a perda dos três títulos estaduais como motivação para tentar vencer o clássico desta quarta-feira. Por isso mesmo que temos que ficar ligados. O time deles conta com muitos jogadores que estão no clube há alguns anos e já conhecem a nossa maneira de jogar. Além disso, o Joel Santana é um grande treinador e tem alguma carta na manga. Vamos precisar entrar em campo ligados e assim permanecermos pelos noventa minutos”, disse o lateral esquerdo Juan.
Ainda sobre os bastidores da semifinal, as duas equipes trataram os dias de Carnaval de maneira diferente. Enquanto grande parte dos atletas flamenguistas marcaram presença dos desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí, os botafoguenses preferiram o descanso e muito trabalho para surpreenderem na quarta-feira.
“Entendemos que neste momento precisamos de muita entrega e de muita doação para que o Botafogo cumpra o seu primeiro objetivo grande do ano, que é a conquista do título da Taça Guanabara. Tivemos a folga de domingo, mas aproveitamos para descansar e curtir a família. Quarta-feira teremos o Flamengo pela frente e precisamos estar inteiros”, disse o goleiro Jéfferson.
Em relação aos times que vão a campo, os dois treinadores estão abusando do mistério. Andrade conta com o meia Petkovic, que foi reintegrado após ser afastado por indisciplina. Mas pelo que se viu aos longo dos treinos, o sérvio deverá iniciar o jogo no banco de reservas. Pelo lado do Botafogo, Joel Santana realizou trabalhos táticos secretos, sem a presença da imprensa. Mas deverá manter a base que atuou desde a sua chegada ao clube.


MADUREIRA X BOAVISTA
Na preliminar do Flamengo x Botafogo acontecerá, a partir das 19h15 (de Brasília), o duelo entre Madureira e Boavista, que se enfrentam pela segunda semifinal do Torneio Moisés Mathias de Andrade, um prêmio de consolação para os melhores colocados que não se classificaram para as semifinais da Taça Guanabara. O vencedor decidirá o título no fim de semana contra o Olaria, que no sábado eliminou o América com um triunfo por 2 a 1.

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO X BOTAFOGO

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 17 de fevereiro de 2010 (Quarta-feira)
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Luis Antônio dos Santos (RJ)
Assistentes: Ediney Mascarenhas (RJ) e Marco Aurélio Pessanha (RJ)

FLAMENGO: Bruno, Leonardo Moura, Álvaro, Ronaldo Angelim e Juan; Toró, Willians, Kléberson e Vinícius Pacheco (Petkovic); Vágner Love e Adriano
Técnico: Andrade

BOTAFOGO: Jéfferson, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Fahel; Alessandro, Leandro Guerreiro, Eduardo, Lucio Flavio e Marcelo Cordeiro; Herrera e Loco Abreu
Técnico: Joel Santana

Compartilhe