Núcleo de notícias

Com uma estrutura que não atende as demandas da cidade, o aeroporto de Conquista tem sido alvo de muitas reclamações por parte de empresários, executivos, profissionais de diferentes áreas e da própria comunidade, que deseja ter um aeroporto condizente com o crescimento do município.  O aeroporto Pedro Otacilio de Figueiredo foi construído há mais de 40 anos e, da lá para cá, não houve investimentos suficientes para modernizar sua estrutura.
As dependências, como o terminal de passageiros, além do sistema de sinalização e a falta de adequamento da pista para pouso de grandes aeronaves são alguns problemas apresentados. 

Outro transtorno é a quantidade de voos diários que é reduzida e não oferece muitas opções de destinos aos passageiros. Apenas o terminal de passageiros está sendo reestruturado, mas, por ser insuficiente, continua sendo alvo de críticas. Ainda não se tem previsão oficial dos órgãos competentes de quando um novo aeroporto será finalmente construído. Em entrevista ao Informe CDL, o turismólogo e gerente executivo da Pousada da Conquista, Ricardo Mateus, fala sobre o assunto. Confira: 

 

 
 Informe CDL – Vitória da Conquista também se destaca pelo setor de serviços. Como a cidade poderia se beneficiar com um aeroporto adequado que atenda o seu potencial?
R. M. – Aumentando a demanda de pessoas na cidade, automaticamente precisa-se aumentar o número de serviços prestados e qualificar esses serviços , trazendo mais emprego, renda e, com isso, a satisfação de todos.
 Informe CDL – O Sr. considera que a reforma é mais viável ou a construção de um novo aeroporto melhor atenderia as demandas do município e região?
R. M. – Considero as duas coisas como importantes para a nossa cidade e vou explicar o porquê. Em primeiro lugar, a reforma pois a construção de um aeroporto demora em torno de 05 a 12 anos em relação a um patamar de instalações visto hoje no mercado (segurança, torres, logística e topografia). A reforma é necessária para o imediato. Paralelo a reforma, deve-se começar a construção de um novo aeroporto em local estratégico para atender as demandas do futuro. Conquista tem o privilégio de estar crescendo e ainda ter grandes espaços ao redor da cidade para a construção de um grande aeroporto. Acho que até um aeroporto internacional Conquista comportará no futuro, com certeza.

Informe CDL – Como se encontra Conquista em relação à infraestrura para receber os turistas? Apenas um aeroporto adequado é suficiente? Ou será necessário investir cada vez mais em infraestrutura, como por exemplo, nas redes de hotéis?

R. M. – Hoje o mercado de Conquista é bem atendido, sendo que, com uma reforma no aeroporto, deve-se pensar sim na expansão de novos UH´S para atender a demanda de novos clientes que surgirão através de eventos, congressos e outras realizações de grande porte em nossa cidade. Trazendo, assim, mais visitantes e clientes em potencial.

Informe CDL – Outro aspecto interessante da cidade são os bares e restaurantes que atraem cada vez mais frequentadores. Com um investimento coerente no aeroporto, o empresariado do setor se sentirá mais estimulado a investir e melhorar cada vez mais o serviço?

R. M. – Isso é uma coisa que acontece naturalmente porque de acordo a cidade recebe mais clientes, e clientes formadores de opiniões, você se adequa a receber as pessoas.E com isso, você acaba se capacitando e capacitando também os colaboradores. Então, torna-se viável investir nos estabelecimentos para atender as pessoas. O novo atrae o novo e isso que é interessante para o mercado: ficar atuante e abrangente para novas idéias.

 Informe CDL – Quanto à geração de emprego e renda, como a cidade será beneficiada na sua visão de empreendedor?

 R. M. – Naturalmente com a reforma do aeroporto já gera empregos diretos, pois aumenta o número de pessoas que trabalham no aeroporto, aumenta número de voos, de empresas que trabalharão para atender  as pessoas. Indiretamente todo um mercado atuante será beneficiado, como postos de gasolina, hotéis, taxi, “até mesmo os vendedores informais”, porque aumenta o fluxo de pessoas na cidade, aumentando consequetemente o seu desenvolvimento.

Informe CDL – Eventos de várias áreas são realizados em Conquista, principalmente da acadêmica que traz pesquisadores e palestrantes de diferentes áreas do conhecimento. Muitas vezes, há dificuldades em trazer esses profissionais devido a falta de estrutura do aeroporto, que não oferece muitas opções de voos. Como esse setor poderia ser beneficiado?

R. M. – Conquista hoje é um polo acadêmico. Então, automaticamente, pede-se a vinda de vários cursos e de grandes nomes para a cidade, que necessita a realização de simpósios, workshops, eventos culturais e artísticos. Contudo, às vezes os organizadores acabam impossibilitados em fazer um grande evento por não haver um voo direto para as grandes cidades, impedindo de trazer palestrantes nos finais de semana. A saída é realizar os eventos no meio da semana, em dias de aula para poder atender a demanda da cidade. Com a vinda de novas eronaves e de novos voos, trará uma nova forma de como se realizar grandes eventos e, com isso, trará também novos empreendimentos como centro de convenções, grandes restaurantes, hotéis.  É muito importante analisar pausadamente cada aspecto.

Informe CDL – E o comércio em geral como se comportará? Será beneficiado?

R. M. – Com certeza. O comércio de Conquista abrange mais de 2 milhões de pessoas, em relação a todo o sudoeste baiano. Somos considerados a capital do Sudoeste da Bahia. Com o novo aeroporto, Conquista sendo uma rota de passagem turística muito grande, o comércio da cidade acabará se tornando mais forte e mais atuante no atendimento diferenciado das pessoas que chegam de outras cidades. O charme de Conquista traz isso. Tem gente que comenta comigo que gosta de vir para cá porque existe um shopping a céu aberto. E isso é uma realidade, as lojas de Conquista formam um shopping a céu aberto. Com a aproximação de mais pessoas que nunca vieram à cidade, elas trarão mais recursos e investirão no comércio e a cidade como um todo acaba se valorizando.

 

Informe CDL – Como o  Sr. avalia a atual situação do aeroporto de Vitória da Conquista?
R. M. – Hoje é uma situação caótica,por se tratar de um aeroporto que não tem uma infraestrutura adequada de embarque e desembarque, sem falar nos horários de voos que acabam nos trazendo alguns transtornos por se tratar de poucas aeronaves para a demanda de Conquista.Informe CDL – As condições atuais geram prejuízos ao desenvolvimento da cidade? De que forma?
R. M. – Sim. Analisando que o crescimento de qualquer cidade hoje e de grandes cidades, com distância superior entre 450 a 1.500 km daqui, como São Paulo, Rio, Belo Horizonte, entre outras, o aeroporto se torna fundamental para os empresários virem até a nossa cidade. Com um aeroporto restrito à recepção de poucas aeronaves e onde  tem restrição também de número de passageiros, evita-se a chegada de novas empresas, novos empreendimentos para a cidade.

 

Compartilhe