Hoje em dia

A morte de 32 idosos após uma forte onda de calor que atinge a cidade de Santos coloca as autoridades de saúde da cidade em alerta. Nos últimos dias os termômetros têm apresentado temperatura mínima de 31ºC, segundo a prefeitura. O maior problema é que raramente chove e o tempo permanece abafado.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que de segunda-feira (8) a terça-feira (9) 17 pessoas com mais de 60 anos morreram após procurar atendimento em três pronto-socorros da cidade. Outros 15 morreram em casa e solicitaram serviço de emergência.

Na maioria dos casos as pessoas já tinham histórico de problemas cardíacos e respiratórios e chegaram ao serviço médico apresentando sinais de desidratação. Todos os idosos tinham entre 60 anos e 90 anos.

A Prefeitura de Santos alerta que a população – em especial os idosos – deve redobrar os cuidados com a hidratação e alimentação no período de altas temperaturas. O que agrava a situação, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, é o fato de não chover na cidade há alguns dias.

  O coordenador da saúde do idoso da Secretaria Municipal de Santos, Luiz Fernando Gomes da Silva, afirmou não ser possível confirmar que as 32 mortes registradas no período de 48 horas é um recorde na história de Santos. Como comparativo ele afirma que durante todo o mês de fevereiro de 2009 24 idosos morreram por situação semelhante.

Compartilhe